Supervisor- Wendell Teófilo da Silva

O núcleo da Família é uma equipe de multiprofissionais, compostas por profissionais de diferentes especialidades, que devem atuar de maneira integrada e apoiando familiares de indivíduos com o transtorno do espectro autista e suas comorbidades, buscando auxiliá-las no manejo e resolução de problemas clínicos, bem como agregando práticas, na atenção básica, que ampliem o seu escopo de ofertas, isso significa, em síntese, uma estratégia de organização do trabalho em saúde que acontece a partir da integração de equipes de Saúde da Família com os familiares e está  integração deve se dar a partir das necessidades, das dificuldades ou dos limites das famílias diante das demandas e das necessidades de saúde, buscando, ao mesmo tempo, contribuir para o aumento da capacidade de cuidado dos indivíduos apoiados, para ampliar o escopo de ofertas (abrangência de ações) do núcleo, bem como para auxiliar articulação de/com outros pontos de atenção da rede, quando isso for necessário, para garantir a continuidade do cuidado dos atendidos. Esses objetivos do apoio prestado pelo núcleo se materializam por meio do compartilhamento de problemas, da troca de saberes e práticas entre os diversos profissionais e da articulação pactuada de intervenções, levando em conta a clareza das responsabilizações comuns e as específicas dos diferentes profissionais do núcleo.

O trabalho do núcleo é orientado pelo referencial teórico-metodológico do apoio matricial, aplicado as famílias isso significa, em síntese, uma estratégia de organização do trabalho em saúde que acontece a partir da integração da equipe do núcleo envolvidas na atenção às situações/problemas das famílias.

Nosso objetivo é:

Prestar serviço e executar projetos de forma continuada, permanente e planejada, com caráter suprapartidário e sem discriminação religiosa, ou de qualquer outra natureza, voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais e articulação com a rede.

Objetivos específicos aos nossos pacientes e familiares:

Fortalecer protagonismo dos usuários na defesa dos seus direitos de cidadania; 

Promover acesso aos direitos de cidadania já estabelecidos, através da rede socioassistencial, aos órgãos de Direitos e às demais Políticas Públicas Setoriais.                                                                                                                                           Fortalecer a participação, autonomia e protagonismo dos usuários, para o enfrentamento das desigualdades sociais; 

Promover campanhas socioeducativas, por meio de parcerias, para conscientização em um todo. 

Realizar atendimento psicossocial e encaminhamentos para os serviços socioassistenciais, aos órgãos de Direitos e para as demais Políticas Públicas Setoriais;                                                                                                                                     

Oferecer atividades em grupo de convívio, socioeducativo e motivacional, através de oficinas de artesanato/autocuidados e outras conforme disponibilidade de voluntários, voltadas prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais e para a promoção da cidadania.

Inclusão dos nossos profissionais nos atendimentos:

Nessa proposta, além do compartilhamento de responsabilidades e práticas, busca-se um processo de trabalho interdisciplinar e multiprofissional “no qual progressivamente possamos enriquecer o campo comum de competências, ampliando assim a capacidade de cuidado neste nível de atenção” (BRASIL, 2012a). Apesar de sua potencialidade, a entrada de uma equipe traz consigo, portanto, um conjunto de desafios.

Quem são? E qual a função dos nossos profissionais no Núcleo?

Na configuração indicada, destaca-se que a presença de diferentes categorias profissionais e especialidades na composição do núcleo da família e o alto grau de articulação esperado entre esses profissionais são essenciais para a produção da qualidade do cuidado esperada.

Assistente Social- É o profissional que oferece suporte e defende os direitos da família em situação de vulnerabilidade. O profissional trabalha para solucionar problemas sociais e garantir o acesso da família a recursos e serviços que atendam às necessidades sociais.

Psicóloga- Tem como objetivo auxiliar a família na manutenção, tratamento e reabilitação nas relações harmoniosas entre os membros. Atuar principalmente em saúde mental e comportamental nas crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos.

PsiquiatraSua atuação no Núcleo da Família envolve vária etapas e abordagens para lidar com questões relacionadas à saúde mental. Ele trabalha em colaboração com pacientes, familiares e outros profissionais da Associação Alma Autista, para fornecer um cuidado completo e abrangente na família por um todo.

Nutricionista- O papel do Nutricionista dentro do Núcleo é o tratamento do paciente e da Saúde da Família com transtornos alimentares (TA). O nutricionista é capacitado para propor modificação do consumo padrão, comportamento alimentares, transtornos e aos distúrbios alimentares, aspectos esses que estão profundamente alterados no TA.

Denise Franca Psicóloga Núcleo Alma Autista São José do Rio Preto, Daniela Pereira Cofundadora e Diretora Executiva da Alma Autista, Wendell Teófilo Supervisor do Núcleo da Família Alma Autista, Sandra Lucatto Professora Faceres e Fernanda Novelli Professora Faceres.

Núcleo da Família Associação Alma Autista e Faceres formando parcerias.

Ações: Propomos a reorganização das práticas de saúde que levem em conta a necessidade de adequar as ações e serviços à realidade da população, definida em função das características sócias, epidemiológicas e sanitárias.com o objetivo de aumentar a resolutividade e capacidade de resposta das equipes de saúde da família aos problemas da população.

Benefícios: O objetivo é aumentar a resolutividade e capacidade de resposta das equipes de saúde da família aos problemas da população. Esse trabalho em conjunto é imprescindível em ambas as equipes. Favorece a transformação das atividades desenvolvidas e dos profissionais envolvidos, pois potencializa a formação contínua e contribui para a reorientação, conhecimento e modelo à família.

Desenvolvimento da reunião- Foi realizado divisões dos alunos em etapas e eletivas. Para cada turma, foi direcionado uma atividade na Área da Saúde. Sendo elas:

Atendimento com anamnese e exame físico, com foco em diagnóstico e tratamento.

Promoção da Saúde.

Atendimento ao Cuidador (verificação da pressão e doenças crônicas) e anamnese TEA.

Período: Extensão Alma Autista e Faceres: Início- 27/02/2024 à 06/06/2024, sendo os alunos divididos em Etapas 6 e 5. Eletivas 1-2 e 5. No período da manhã das 8h às 11h40 e período da tarde das 13h30 às 17h.

 Propósitos: A concretização de um projeto, não se deve apenas aos seus autores, mas antes, a todos aqueles que de forma direta ou indireta se envolveram. É enorme e constante a partilha. Agradecemos o apoio, dedicação, orientação e confiança da equipe da Faceres que junto conosco deseja construir o caminho a idealização e agora à concretização deste projeto que é o Núcleo da Família. Esse núcleo é composto por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que, atuando de maneira integrada às equipes de saúde da família nelas incluídas qualificam o atendimento às pessoas e suas famílias. Espera-se que à inserção desses profissionais ampliem o olhar e as ações do cuidado, trazendo como consequência uma forma de levar a saúde para mais próximo da família, e dessa forma melhorar sua qualidade de vida. Além de priorizar as ações do cidadão e da família de maneira integral e contínua.

Núcleo da Família – Rua Joaquim de Morais,141. Centro Bady Bassitt – SP.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *